Condução de Equipes
Faculdade de Tecnologia Senac
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em
Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina: Condução de Equipes
Docente: Ramsés Antunes da luz
Título: liderar é exercer influência
Aluna: ALINE MARIN
Lages SC, abril de 2011
O comportamento humano está diretamente ligado aos valores e crenças de cada indivíduo, baseados muitas vezes, em modelos mentais que adquirimos e dos quais temos dificuldade em nos libertar.
Somos totalmente influenciáveis por uma sociedade que nos dita regras e impõe paradigmas, maneiras de pensar e resolver situações, que acreditamos ser corretas e únicas.
Dentro de uma organização isto não é diferente. Estamos fadados a repetir os mesmos erros, agir da mesma maneira diante de situações diversas por acreditarmos em meras informações, sem questionar e buscar a verdade.
O papel do líder dentro da empresa seria basicamente facilitar este processo de mudança nos seus colaboradores, esta capacidade de ultrapassar paradigmas, ver com outros olhos ou até mesmo ver o que os outros não vêem. O líder deve ser capaz de tirar proveito das situações adversas, isto é, saber trabalhar com as diferenças de cada um dentro do grupo, aprender com as dificuldades e valorizar o potencial de cada pessoa.
Formar uma equipe não é tarefa fácil. Fazer com que cada integrante perceba a importância do seu trabalho e que um depende do outro para atingir os objetivos e ter um bom desempenho, que tenham consciência da sua interdependência, apesar de terem funções distintas. Neste momento o Gestor tem um papel muito importante, pois precisa trabalhar as diferenças dentro do grupo, respeitando a individualidade e aproveitando o potencial de cada pessoa. Desta forma, as divergências que surgirem se tornarão enriquecedoras, pois as situações de conflito serão resolvidas em conjunto, levando em conta a contribuição de cada membro do grupo.
Dentro desta abordagem, podemos aprimorar nossa