Condutores e Isolantes
Será visto por intermédio deste o conceito, as principais aplicações e os tipos matérias usados em Condutores e Isolantes.
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo desenvolvermos uma visão de Condutores e Isolantes aplicando os conceito na área de Engenharia Eletrônica e como a química está interligada e aplicada nessa área.
Quando conhecemos as especificações, do que é constituído e como é produzido um material, aprendemos a utilizar e aplicar o mesmo da forma correta independente do processo ou área.
1. CONDUTORES E ISOLANTES
Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.
Figura 1: Estrutura interna de um átomo
O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude