Condutores e isolantes
1- Qual a diferença fundamental entre condutores e isolantes? A diferença entre um corpo condutor é que ele conduz a eletricidade e o corpo isolante não.
2- O que provoca os raios? Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre quando a rigidez dielétrica do ar é quebrada e cargas elétricas fluem diretamente da nuvem para o solo, ou vice-versa, produzindo diversos tipos de radiação eletromagnética, além de ondas sonoras, que são conhecidas como trovões.
3- A poluição influi na incidência dos raios? O que vem ser as ilhas de calor. Sim, influi. Ilha de calor é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, definindo uma distribuição de isotermas que faz lembrar as curvas de nível da topografia de uma ilha, dai a origem do nome ilha de calor.
4- Por que acontecem separadamente relâmpagos e trovão? Relâmpago e trovão são os nomes dados, respectivamente, à luz e ao som dos raios. O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz.
5- Se você estiver dentro de um carro e ele é atingido por um raio, e você corre perigo? Não. Por causa da blindagem eletrostática.
6- Se você está descampado, começa um temporal e não há lugar para onde correr, qual a melhor posição para você esperar a se proteger? Aqui deve ser aplicado principio do poder das pontas. Num corpo que tenha pontas, as cargas elétricas se concentrarão nessas pontas por onde será mais fácil passar a carga elétrica de um raio, por exemplo. Quando você anda num campo aberto, você se torna uma ponta em relação ao solo e é bem provável que a descarga elétrica passe por você. Sendo assim a melhor posição é agachado e, se estiver com muito medo, se deita. Ficar perto de arvores para não se molhar numa tempestade é ainda mais arriscado, pois a arvore é mais "pontuda" em relação ao solo e o raio tem preferência maior