Condutor e Isolante
ENGENHARIA ELÉTRICA
SÉRGIO LUIZ PEREIRA JUNIOR
CLAUDEOMIR DOS SANTOS PEREIRA
CONCEITOS DE CONDUTOR
E ISOLANTE
TIMBÓ
2014
RESUMO
Um material condutor basicamente é um material que permite o movimento de cargas (elétrons), ou seja, podemos dizer que as cargas elétricas e as cargas que possui estão livres para se movimentarem de um lado para outro, um exemplo os metais, soluções iônicas, gases iônicos.
O isolante ao contrário do condutor são matérias que não permite o movimento de cargas por exemplo a borracha, papel, vidro.
Os metais que, no estado atômico, têm um ou mais elétrons com energia muito alta, por estarem muito mais distantes do núcleo do que a maioria dos demais elétrons.
SUMÁRIO
Introdução
O átomo é formado por um núcleo composto por partículas de cargas positivas conhecidas como próton. Ao redor do núcleo circulam partículas negativas chamadas elétrons.
Quando cada átomo de uma determinada matéria possui o mesmo numero de prótons e elétrons podemos dizer que essa matéria esta neutra. O número de elétrons varia de material para material. Com isto existe uma variação no número de elétrons da última camada (camada de valência). Para que um átomo esteja estável é necessário que a primeira camada possua dois elétrons e a última oito, para este ficar em condição estável, como um gás nobre. Isto se consegue na natureza, muitas vezes através de doação e recepção de elétrons, ou através do compartilhamento de elétrons entre dois átomos de dois materiais, covalência.
Se o equilíbrio de prótons e elétrons se rompem essa matéria começa a manifestar propriedades elétricas. O átomo nesse caso pode perder tanto partículas positivas quanto negativas ficando com a carga excedente de prótons ou de elétrons.
Quando isso ocorre ele passa a atrair qualquer substancia de que tenha excesso de carga oposta. Essa atração