Testes de motores elétricos
1. INTRODUÇÃO
A ponte retificadora é um circuito composto por diodos, muito usado para transformar corrente alternada (AC), em corrente continua (DC).Os diodos tem dois terminais, um positivo chamado de anodo e um terminal negativo chamado de catodo. Quando se aplica uma tensão no diodo, ocorre a polarização, que se pode feito de duas formas:
Polarização direta:
Quando aplicamos a tensão positiva no anodo, e a tensão negativa no catodo. Havendo assim circulação de corrente.
Polarização inversa:
Quando aplicamos a tensão positiva no anodo, e a tensão negativa no catodo.Assim o diodo bloqueia a circulação da corrente.
2.OBJETIVO
Desenvolver um roteiro para a realização de teste e uma ponte retificadora.
2
3. MATERIAIS
1. Multímetro
2. Pontas de prova
3. Ponte retificador
4. DESENVOLVIMENTO
4.1. IDENTIFICAÇÃO DOS TERMINAIS
O primeiro passo para realização do teste, é nomear cada diodo (D1, D2, D3.........) para facilitar a identificação dos terminais de cada diodo.
Após identificar os diodos, identifique os terminais de cada diodo de acordo com a alimentação, da seguinte forma: Tensão positiva (f1), Tensão negativa (f2), Saída da tensão positiva (+), Saída da tensão negativa (-).
4.2. Testes da ponte retificadora
Para realizar o teste do diodo D1,o multímetro deve estar na escala de teste de diodo, desta forma conecte aponta de prova positiva no terminal negativo (-) (anodo do diodo D1), e a ponta de prova negativo no terminal F1 (catodo do diodo D1), polarizando o diodo diretamente, obtendo um resultado entre 0,4V e 0,7V. Logo após inverta as pontas de prova, polarizando o diodo inversamente, assim deve obter uma escala 1 ou OL, dependo do multímetro que indica resistência para passagem de corrente.
Desta forma segue os destes dos seguintes diodos, no diodo D2 conecte a ponta de prova positiva no terminal F1, e a ponta de prova negativa no