Condutividade termica
Condutividade elétrica é inversamente proporcional à resistividade, que por sua vez é a resistência do material a corrente elétrica. A corrente é o movimento ordenado de partículas carregadas.
A resistência pode ser calculada pela formula:
E, portanto, a condutividade pelo seu inverso: σ = 1/ρ
Os condutores apresentam σ maior que 104/Ω.m, os semicondutores, entre 10-10/Ω.m e 104/Ω.m, os que estão abaixo de 10-10/Ω.m, são maus condutores e portanto isolantes. Os metais conduzem corrente elétrica, tanto sólidos, quanto fundidos. Os metais sólidos apresentam retículo cristalino onde os elétrons da camada de valencia formam um mar de elétron, ou seja, estão se movimentam quase livremente, sendo assim os metais são ótimos condutores, tendo σ em torno de 107/ Ω.m. PROCURAR SOBRE METAIS FUNDIDOS. Se aumentada a temperatura, a condutividade elétrica dos metais diminui alguns metais se tornar supercondutores em temperaturas próximas de zero absoluto, ou seja, apresenta resistência nula, conduzindo corrente elétrica sem perder energia. Compostos iônicos são formados por íons que quando sólidos estão “presos” ao retículos cristalino e portando não conduzem eletricidade, porem caso ocorra falhas em seu reticulo, podem conduzir eletricidade em pequeno grau (semicondução). Já líquido conduz eletricidade pois apresentas íons livres para se movimentarem (o mesmo ocorre quando dissolvido). Já os compostos covalentes não conduzem corrente elétrica, sólidos ou líquidos porque não apresentam íons para se movimentarem, porem ácidos (compostos moleculares) dissolvidos em água conduzem, porque a água ira reagir com o hidrogênio formando espécies carregadas (sofre ionização.
Figura 1 – Esquema geral da condutividade elétrica
Referências http://www.infoescola.com/fisica/condutividade-eletrica/ Acesso em 28/05/14 http://gpquae.iqm.unicamp.br/experimentos/E1.pdf Acesso em 28/05/14
Lee, J. D. – Química inorgânica não tão concisa/