Condutividade Térmica
Graduação em Engenharia Mecânica
laboratório de sistemas térmicos:
Condutividade Térmica
Belo Horizonte
2015
sUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivo Específico 4
3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA 5
4 METODOLOGIA 6
4.1 Materiais 6
4.2 Procedimentos 6
5 RESULTADOS 8
5.1 Temperatura ao Longo da Barra. 8
5.2 Temperatura da Água e Ambiente 8
5.3 Vazão Mássica da Água 8
5.4 Cálculos 9
6 ANÁLISE DOS RESULTADOS 10
7 CONCLUSÃO 11
Referência 12
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios do século XVIII os estudos da condutividade térmica vem sendo estudados mais a fundo pelo ser humano. Foram feitos diversos experimentos a fim de determinar como o calor podia ser transmitido através dos materiais. Descobriu-se então que cada material tinha uma propriedade distinta que determinava o quanto de calor ele seria capaz de conduzir por sua massa. Essa propriedade foi chamada então de Coeficiente de Condutividade Térmica.
O conhecimento desta propriedade é extremamente importante para a aplicação de certos materiais em determinadas situações. Isso se faz necessário principalmente do ponto de vista da segurança e em seguida do ponto de vista econômico.
2 OBJETIVO
Aplicando os princípios da Lei de Fourier será estudado a condutividade térmica através de uma barra de dimensões e material conhecidos. 2.1 Objetivo Geral
Temos como objetivo geral conhecer a propriedade K, condutividade térmica, de uma barra cilíndrica de cobre.
2.2 Objetivo Específico
Utilizando de termômetros para medir a temperatura em certos pontos da barra tem-se como objetivo determinar o coeficiente de condutividade térmica do cobre, levando em consideração a temperatura na qual o experimento será realizado.
3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Como mencionado anteriormente, todos os materiais têm a capacidade de transmitir calor, alguns mais do que outros. Os materiais com baixo valor para o coeficiente de condutividade