contante de condutividade termica ligas
Ligas de Alta Resistividade
A. O. Branco, UFPR
Resumo – Este artigo trata sobre as Ligas Metálicas diversas, com maior ênfase nas ligas de alta resistividade. Aborda-se suas características a aplicações.
Palavras-chave— Ligas, Resistividade, Elétrica
do metal contra a ação do ambiente. Tal película, porém, poderá romper-se se houver freqüentes aquecimentos e resfriamentos, ou seja, freqüentes ligações e desligamentos da rede elétrica, reduzindo assim a durabilidade do componente.
Na escolha dos componentes da liga, também podem ser de importância sua capacidade de dilatação e de irradiação.
Deve-se ter dados exatos de variação da resistência entre a temperatura ambiente e a máxima temperatura de serviço.
I. INTRODUÇÃO
Os materiais condutores são caracterizados por diversas grandezas, dentre as quais se destacam: condutividade ou resistividade elétrica, coeficiente de temperatura, condutividade térmica, potencial de contato, comportamento mecânico, etc. Estas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que das mesmas vai depender se estes são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas. A escolha do material condutor mais adequado, nem sempre recai naquele de características elétricas mais vantajosas, mas sim, em um outro metal ou uma liga, que, apesar de eletricamente menos vantajoso, satisfaz as demais condições de utilização.
Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos, e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores, etc. Por outro lado, em determinadas aplicações, também há interesse em materiais, normalmente ligas, de alta resistência, para fins de fabricação de resistências, aparelhos de calefação, filamentos para lâmpadas incandescentes, etc.
II. LIGAS DE A LTA RESISTIVIDADE
As ligas metálicas resistivas são utilizadas com