artigo cientifico
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos. O artigo tem a seguinte estrutura: identificação, resumo, abstract, palavras-chave, artigo (corpo), referências bibliográficas, anexos ou apêndices (quando necessário) e data.
Identificação:
- título do trabalho;
- autor;
- qualificação do autor (profissional e acadêmica: o que faz, local de trabalho e qual é a sua titulação acadêmica mais elevada). Abstract (resumo): Em poucas frases apresenta-se o resumo do que foi pesquisado, os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada e os resultados alcançados. Para publicação em periódicos o abstract deve ser apresentado também em idioma estrangeiro de grande divulgação, geralmente em inglês.
Palavras-chave: Termos (palavras ou frases curtas) que indicam o conteúdo do artigo, em português e em idioma estrangeiro estabelecido.
Artigo (corpo):
- introdução: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo – o quê), os objetivos (para que serviu o estudo), a metodologia usada no estudo (como) e que autores, obras ou teorias serviram de base teórica para construir a análise do problema;
- desenvolvimento e demonstração dos resultados: esta parte do artigo serve para o autor:
a) fazer uma exposição