Condutibilidade Elétrica
HIPÓTESE INICIAL: Verificar a condutibilidade elétrica (propriedade de conduzir eletricidade) de algumas soluções.
MATERIAIS:
1 bateria comum de 9 volts.
1 lâmpada de 1,5 V e seu suporte.
1 placa de madeira.
2 parafusos para prender o suporte na placa de madeira.
Fios elétricos.
Sal.
Água destilada.
Vinagre.
Antiácido estomacal efervescente.
Laranja.
Açúcar.
PROCEDIMENTO:
Preparar soluções de água com sal, água com açúcar, água com vinagre, antiácido estomacal efervescente em água e suco de laranja e deixar cada uma delas em um recipiente separado.
Introduzir os dois fios em um recipiente com a solução a ser testada.
Observar se a lâmpada acende ou não.
FOTOS, ESQUEMAS:
OBSERVAÇÃO:
A água pura (destilada) não é condutora de eletricidade pois não há presença de sais lá, mas a partir do momento que adicionamos alguma substância solúvel que faça com que a solução tenha íons livres é que ela se torna boa condutora (por exemplo adicionar sal de cozinha à água). A água é um bom condutor de eletricidade no estado líquido, visto a quantidade de sais iônicos presentes na mesma. Quando maior a presença de sais na água, mais ela tornar-se condutora.
MATERIAL DE PESQUISA:
Livro de Química e Física-9ºano
QUEM O AJUDOU?
Meu Pai Alexandre, Minha Mãe Daniela
O QUE VOCÊ APRENDEU?
Aprendi que a condutibilidade elétrica é usada para especificar o caráter elétrico de um material. E apontar com qual material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
CONCLUSÃO:
De acordo com o projeto, provou-se os princípios da condutibilidade elétrica que confirma a capacidade de algumas soluções tem de conduzir fluxos de cargas, podendo ser esta, muito condutiva, pouco condutiva ou não condutiva, dependendo do tipo solução utilizada.