Condutibilidade Elétrica de Soluções
ETEC Salles Gomes
Condutibilidade
Elétrica de Soluções
Luis Filipe de Souza Nº 22 Nicoli Orsi Fogaça Nº 29 Yasmin Gomes de Sousa Nº 40 Marina Orsi Fogaça Nº 41 Aline Gomes Nº 42
Tatuí – SP – 29/06/2011
Objetivo
Verificar quais soluções conduzem corrente elétrica.
Introdução
A dissociação iônica é uma propriedade característica de substâncias iônicas, isto é, de substâncias formadas por um aglomerado de íons unidos por força eletrostática que, ao interagirem com água, são separados e hidratados. Os íons, agora livres, possuem a capacidade de se movimentarem e se orientarem quando sujeito a ação de um campo elétrico externo.
Quando dissolvemos NaCl em água por exemplo. A água (H2O) é uma molécula polar, triatômica com ligações covalentes.
O cloreto de sódio (NaCl) é um composto iônico que apresenta dois tipos de íons: Na+ (cátion sódio) e Cl- (ânion cloreto).
Como as partículas com carga de sinais opostos se atraem, ao dissolvermos NaCl em água, os pólos positivos das moléculas de água exercerão atração sobre os íons Cl- do NaCl, enquanto os pólos negativos das moléculas de água exercerão atração sobre os íons de Na+. Resultando uma solução iônica.
Esse processo chama-se solvatação e, quando os íons estão cercados por moléculas de água, diz-se que estão solvatados.
A equação que representa todo esse processo é dada por
NaCl(s) + (aq) -> + Cl- (aq)
Já a ionização, acontece quando uma substância se dissolve e produz uma solução que conduz a corrente elétrica. Formam-se numa reação química entre as moléculas da substância e as moléculas da água.
Podemos perceber através das estruturas de Lewis:
As soluções que conduzem energia são chamadas soluções eletrolíticas e os compostos que em solução aquosa conduzem energia são chamados eletrólitos.
Materiais e Reagentes
- 5 béqueres de 250 ml
- 3 baguetas de vidro
- 1 colher de café
- Fonte elétrica
- 1