Condições para o cultivo de robalo em alto mar
Departamento de Oceanografia e Limnologia – DEOLI
Curso de Oceanografia
Aluna: Sâmia Letícia S. Araújo
Projeto da Disciplina de Sustentabilidade
Título
Perspectivas para o cultivo comercial de robalo em alto mar
Introdução O robalo é um peixe de água salgada. Tem um corpo alongado e comprido. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos. Prefere águas correntes, limpas e sombreadas, onde ficam próximos ao fundo.
Objetivo Geral Verificar as condições para o cultivo de robalo em alto mar
Objetivos Específicos * Verificar critérios para seleção de espécies; * Verificar critérios para produção em cativeiro; * Identificar possíveis obstáculos e desafios;
Metodologia
* Critérios para a seleção da espécie * Espécie nativa/endêmicas da região * Aceitação e valor de mercado * Disponibilidade de tecnologia * Desempenho do cultivo: * Taxa de crescimento * Maturação em cativeiro * Sobrevivência * Taxa de conversão alimentar * Viabilidade econômica
Espécies nativas/endêmicas da região O robalo é nativo do Estado do Espírito Santo, porém ele demonstra ser bastante resistente às variações do ambiente, como temperatura e salinidade, podendo ser cultivada em outras regiões que não ultrapassem a sua tolerância.
Aceitação e valor de marcado O robalo apresenta grande aceitação, pouca oferta e alto preço. Em São Paulo, onde se vende mais robalo, o preço é de R$ 38 o quilo e o filé R$ 80. Mas, a regra do mercado é essa, pouca oferta, grande aceitação, preço alto.
Disponibilidade de tecnologia Na UFSC um grupo de pesquisadores do Laboratório de Piscicultura Marinha – LAPMAR desenvolvem a produção de alevinos, tecnologia de desova induzida, técnica da reprodução artificial e ingestão de reações comerciais por parte dos robalos, Larvicultura e alevinagem dos robalos.
Desempenho do cultivo
Taxa de crescimento – 12