Manguezal
Manguezal, também chamado de mangue ou mangal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre emarinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
O solo
O solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo,crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, como caranguejos.
Vegetação
Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. As suas longas raízes permitem a sustentação das árvores no solo lodoso.
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral brasileiro, onde as principais espécies de árvores típicas deste bioma são: * Mangue-vermelho - próprio de solos lodosos, com raízes aéreas; * Mangue-branco - encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas; * Mangue-preto, canoé * Mangue-de-botão
Fauna
A biodiversidade dos manguezais se traduz em significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Nesses ecossistemas se alimentam e reproduzem mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, entendidos os recursos pesqueiros como indispensáveis à subsistência tradicional das populações das zonas costeiras. Entre essas espécies, destacam-se:
Aves
Bem-te-vi
Carcará
Colhereiro
Mamíferos
Lontra
Mão-pelada
Peixe-boi-marinho
Sagui
Répteis
Cobra
Crocodilo
Tartaruga
Peixes
Garoupa
Manjuba
Robalo
Invertebrados
Aranha
Camarão
Mosquito
Importância
Os manguezais são de grande importância no papel de exportador de matéria orgânica para os