Condições adversas de tempo ou clima
São condições atmosféricas as chuvas, neblina e vento.
Todos esses fenômenos reduzem muito a capacidade visual dos motoristas, tornando a pista escorregadia, o que pode levar o condutor a perder o controle da sua direção podendo causar derrapagens.
Na verdade, em condições extremas, torna-se muito difícil quando não impossível, de visualizar até mesmo os contornos da via, a margem das pistas, as linhas divisórias e a sinalização, dificultando a capacidade de ver e ser visto.
Em caso de chuva, lembre-se:
•Reduza a velocidade e mantenha uma distância de segurança, istoé, maior do veículo da frente.
•A visibilidade é prejudicada,neste caso mesmo se for dia, é obrigado acionar pelo menos as luzes de posição e se quiser acenda os faróis baixos para tornar-se mais visível aos outros condutores de veículos.
•Saiba que o perigo começa nos primeiros pingos da chuva que se misturam com a fuligem, poeira, resíduos de borrachas dos pneus, formando uma fina camada que é muito escorregadia sobre a pista, devendo os condutores transitarem em uma velocidade baixa, pois a parada do veículo demora mais.
No caso de chuvas de granizo (chuva de pedra), o melhor a fazer é parar o veículo em local seguro e aguardar o mesmo vale para o motociclista.
Ter os limpadores de pára-brisa sempre em bom estado, o desembaçador e o sistema de sinalização do veículo funcionando perfeitamente aumentam as suas condições de segurança e o seu conforto nessas ocasiões.
Já para o motociclista o uso de roupa adequada para esse tipo de fenômeno é importante (roupa de tecido impermeável própria para chuva) aumenta o conforto nessas situações.
Trafegar em tempo de chuva exige muito cuidado e atenção, pois a distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca.
Adote uma postura defensiva e antecipe-se a situações de risco freando antes do que seria o normal.
Mantenha sempre a viseira do capacete limpa lavando com sabonete neutro