Trabalho contabilidade social e ambiental
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO VIVER FELIZ PARA CRIANÇAS NEGRAS
ITABUNA
2012
PROJETO VIVER FELIZ PARA CRIANÇAS NEGRAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Contabilidade Social e Ambiental, no Curso de Ciências contábeis, na UNIME – União Metropolitana de educação e cultura.
Itabuna - Bahia.
Prof. Leidiane
ITABUNA 2012
PROJETO VIVER FELIZ PARA CRIANÇAS NEGRAS
O Projeto Viver Feliz para Crianças Negras tem como objetivo geral fomentar a identidade cultural e a autoestima em crianças negras, habitantes de bairros carentes da cidade de Itabuna no estado da Bahia. Foi preparado a partir de relatório de visita feito em 03 desses bairros. Para que se possa sistematizar a exposição, será inicialmente apontada a origem e evolução do projeto, bem como os objetivos gerais e específicos, fontes de recursos financeiros e a forma de gerenciamento.
Introdução
No Brasil temos as leis anti-racismo e de preservação da cultura negra, mas encontrar materiais que divulguem a beleza do afrodescendente ainda pode ser difícil. É de conhecimento público que os cabelos crespos, a pele escura e o nariz achatado não são tão bem vistos quanto a pele clara, o rosto fino e os fios lisos. Mas isso pode ser um problema. Principalmente para as crianças, que precisa de uma referência para servir de exemplo a ser seguido, e assim moldar o próprio caráter. Como as crianças negras pouco se veem em papéis de alto status na mídia, essa tarefa de ver a conquista representada em pessoas com os seus fenotípicos se torna mais complicada.
O modelo de relações raciais brasileiro é pautado no mito da democracia racial, que fala que não existem conflitos com base na raça ou cor de pele no Brasil. Deste modo, os conflitos raciais são tratados como questões sociais, como distribuição de renda ou escolaridade. Por exemplo, fala-se muito que o preconceito é contra o pobre e não contra