Relatório equilibro químico
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ISADORA DEL'PUPPO
JOSÉ CLÁUDIO NEGRIS
JULIANA BONELA MEIRELES
KARINA CELOVANI
KARINE KLIPPEL
RELATÓRIO
EQUILÍBRIO QUÍMICO
LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
PROFESSORA GEISAMANDA PEDRINI BRANDÃO ATHAYDE
VITÓRIA / 2011
1. INTRODUÇÃO:
Equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Pode-se dizer que duas substâncias estão em equilíbrio, quando a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
O princípio necessário para que exista um equilíbrio químico, é a reversibilidade da reação envolvida. Uma reação pode ser considerada reversível, quando a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no seu sentido inverso. Uma reação direta é aquela que acontece no sentido da produção de produtos, enquanto a reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes.
É importante ressaltar que o equilíbrio é uma condição dinâmica e não estática. Porém, as concentrações dos reagentes e produtos permanecem constantes, pois no equilíbrio as velocidades das reações diretas e inversas são iguais.
Quando há uma perturbação externa no sistema em equilíbrio, pela lei de Le Chatelier, “Um sistema em equilíbrio é perturbado por uma variação na temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocará sua posição de equilíbrio de tal forma para reduzir ao mínimo o efeito da perturbação.”
Quando a pressão do sistema é aumentada o sistema tende a se deslocar para a reação inversa, mas quando a pressão é diminuída o sistema tende a se deslocar para a reação direta. Quando a perturbação é a temperatura, o aumento da mesma desloca o equilíbrio no sentido exotérmico. Com a diminuição da temperatura, há o deslocamento do equilíbrio no sentido