Condição microbiologica em hospitais antes e depois da limpeza
Durante séculos, as pessoas adoeciam eram isoladas em locais úmidos , sem luz natural, sem cuidado higienico. A exemplo dessa realidade, destacam-se os sanatórios para hansenianos, da Idade Media, que viriam facilitar a difusão de doenças transmissíveis, podendo-se situar a origem das infecções hospitalares nesse período. Tambem e importante registrar que a enfermagem vem assumindo as funções de prevenção e controle da contaminação do ambiente hospitalar, desde o desempenho de Florence Nightingale no final do século XIX. Ela não mediu esforços, apesar do conhecimento vigente, no sentido de estimular a observância da cadeia asséptica, preocupando-se em evitar a propagação das infecções, ou seja, reduzir as agressoes microbiológicas ao organismo dos pacientes.
Por outro lado, não podemos ficar alheios ao controle das infecções hospitalares, devendo ser iniciado antes da internação do paciente, através da melhoria das condições sanitárias, de programas efetivos da vacinação, da melhoria dos serviços básicos de saúde, no tratamento hábil das doenças, evitando-se internações desnecessárias e por tempo prolongado.
A necessidade de um sistema hospitalar onde haja uma combinação ótima dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros tem sido reconhecida por todos os profissionais da saúde, e o controle da infecção hospitalar, em face da sua complexidade e relevância, tem merecido o desafio