Linux debian
Software Livre:
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Software Gratuito:
Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o "free" de "freeware" com o "free" de "free software", pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como "freeware" não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.
Conceito de Distribuição
Não existe uma “verdade” absoluta. Assim como não existe o maior sábio em linux, não existe a melhor distribuição. A escolha da melhor distribuição está muito relacionada com os objetivos para o uso do sistema e com o hardware associado. A única coisa que se pode fazer é indicar as opções existentes para que o usuário (ou grupo de usuários) analise e faça sua escolha pessoal.
Uma distribuição-linux é a implementação da base do sistema operacional linux gerada por uma empresa (ou individualmente) que contém ferramentas operacionais (além das necessárias) e programas para produtividade. Em geral as diferenças entre as tantas distribuições estão praticamente no programa de instalação