Condiçao da Mulher
Mulher, desperta quando tem força da razão se faz escutar em todo o Mundo ela reconhece teus direitos. O poderoso império das mulheres não está mais envolto de preconceitos e de mentiras. Dissipou todas as mulheres da ignorância e da usurpação. O homem escravo multiplicou suas forças e teve necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus ferros tornando-se livre, tornou-se injusto em relação à sua companheira.
Declaracao dos Direitos do Homem
Declaração aprovada pela Assembleia Nacional de França, em agosto de 1789, no contexto da Revolução Francesa. Éum documento político fundamental do mundo moderno. Proclama as liberdades e os direitos da pessoa a partir de umprincípio básico e ele próprio revolucionário: todos os homens nascem livres e com direitos iguais. Os 17 artigos declaração foram adotados como preâmbulo da Constituição francesa de 1791.
Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze uma feminista,revolucionária, historiadora jornalista, escritora e autora de peças de teatro francesa.
Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres. Na sua Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã de setembro de 1791, desafiou a conduta injusta da autoridade masculina e da relação homem-mulher que expressou-se na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão durante a Revolução Francesa. Devido aos escritos e atitudes pioneiras, foi alvejada até a sua morte com tiros e morreu na praça da Revolução, Paris.
Simone Beavouir
Escritora e feminista, Simone de Beauvoir fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enorme influência na cultura européia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.
Em 1949 publica O Segundo Sexo, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propõe novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. Os Mandarins é de 1954; nesse mesmo ano, Beauvoir ganha