ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
“Numa época de mudanças drásticas, aqueles que souberem aprender herdarão o futuro.”
Eric Hoffer (filósofo norte-americano).
Michael Porter, autoridade mundial em estratégia empresarial, afirma que, embora as tecnologias mudem, a estratégia perdura para sempre. Com base nessa premissa, formulou cinco pontos essenciais para uma estratégia bem-sucedida.
1 Os princípios subjacentes à estratégia devem ser duradouros.
Não importa qual seja a tecnologia ou a velocidade das mudanças, se não houver barreiras ao ingresso no mercado, se os consumidores detiverem todo o poder, se a competição basear-se apenas no preço, então a internet não será importante e não será lucrativa.
2 Uma estratégia sólida começa com a meta certa.
A única meta capaz de sustentar a estratégia é o aumento da lucratividade. Se a empresa não partir dessa meta e não tentar atingi-la diretamente, logo será induzida a ações que porão a estratégia a perder. Se a sua meta for qualquer outra que não assegurar a lucratividade – p. ex., ser grande, crescer depressa, tornar-se líder em tecnologia –, a empresa enfrentará problemas.
3 A estratégia deve ter continuidade.
Não pode ser constantemente reformulada. Deve preservar o valor básico que a empresa deseja oferecer aos clientes e sempre levar em conta os clientes que deseja atender. É nesse posicionamento que a continuidade precisa ser preservada. Caso contrário, a organização terá dificuldades para compreender a estratégia e será difícil para os clientes conhecer-lhe a identidade.
4 As empresas precisam ser mais esquizofrênicas.
De um lado, devem assegurar a continuidade da estratégia; de outro, têm de se renovar constantemente.
5 A direção estratégica e o aperfeiçoamento contínuo devem se reforçar mutuamente.
A continuidade desses processos deve ser perfeitamente consistente. A capacidade de mudar sempre, e de maneira eficaz, é facilitada por uma continuidade de alto nível.
HSM – Newstletter,