condicionantes da actividade agricola
11/16/07
3:07 PM
Page 1
RESUMO DE POLÍTICAS
Agenda da Agricultura para o Desenvolvimento das Economias Agrícolas da África Subsaariana
A agricultura é importante para o crescimento global, a segurança alimentar e a redução da pobreza nas economias cuja actividade económica de base é a agricultura,1 a maioria das quais se encontra na região Subsaariana de África. Assim, é prioritária a melhoria da capacidade competitiva dos pequenos agricultores em áreas de elevado ou médio potencial – onde os retornos dos investimentos são elevados – e a melhoria dos meios de subsistência, a segurança alimentar e a capacidade de reposição em ambientes remotos e de risco. É necessária uma abordagem multisectorial para captar as sinergias entre as tecnologias melhoradas, a gestão sustentável dos solos e da água, apoio institucional e desenvolvimento do capital humano.
Com vista a ajustar as várias medidas às condições heterogéneas do local, é conveniente que o processo de tomada de decisões sobre as várias medidas seja descentralizado. Contudo, outras medidas precisam de ser coordenadas pelos países com vista a criar um mercado amplo para atingir economias de escala em serviços tais como a investigação e formação.
Em países onde a agricultura é a base da economia, ela é responsável por cerca de um terço de todo o crescimento económico global e a maioria das pessoas pobres vive nas zonas rurais. Mais de meio bilião de pessoas vivem nestes países, 49 por cento das quais com menos de um dólar por dia. Os países da região Subsaariana de África são responsáveis por 89% da população rural nas economias cuja actividade económica de base é a agricultura.
A agricultura pode ser a alavanca para o crescimento global nestes países
(veja o Resumo de Políticas sobre Agricultura e Crescimento Económico). O crescimento agrícola na África Subsaariana aumentou de 2,3 por cento por ano nos anos 80 para 3,3 por cento nos anos 90 e 3,8 por cento por ano entre 2000 e 2005. As