VoIP
TELECOMUNICAÇÕES 2014/2
CARLOS EDUARDO MARTINS
EDER LEITE DA SILVA
EVANDRO COSTA
JEANFRANCIESCO
RAFAEL HENRIQUE OLIVEIRA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
ORIGEM 3
CONCEITO 4
MODELO DE NUVEM 5
MODELO DE SERVIÇO 8
INFRAESTUTURA USUÁRIO 10
CENÁRIO BRASIL 12
INOVAÇÕES FUTURAS 15
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Computação em Nuvem (Cloud Computing).
O objetivo deste trabalho é apresentarmos uma analise sobre Computação em Nuvem, onde descrevemos desde a origem desse termo, passando pelo seu conceito, modelos de implantação, serviços.
Falamos também sobre a influência dessa nova tecnologia nas infraestuturas de usuários, além disso, abordamos o cenário dela no Brasil.
Por fim, apontamos uma inovação futura nessa tecnologia.
A metodologia utilizada foi de pesquisa na Internet, onde buscamos artigos e textos relacionados ao assunto.
CONCEITO
A partir da década de 1970 devido ao crescimento do uso de rede baseadas em pacotes, sugiram as primeiras discussões sobre o uso desses pacotes para transmissão de voz, porém, apenas em meados da década de 1990 é que surgiram as primeiras definições sobre essa nova tecnologia e ela se estabeleceu comercialmente acompanhando a expansão e a evolução das redes IPs que impulsionavam a Internet.
Essa nova tecnologia recebeu o nome de VoIP (Voice over Internet Protocol) e o sua função é possibilitar a transmissão de sinais de voz em formatos de pacotes de dados através de uma rede IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas pela Internet. As rede IPs utilizadas pelo VoIP podem ser de dois tipos:
- Publica: nesse caso a rede IP utilizada para a comunicação é a Internet, sendo aconselhável que o usuário tenha um acesso de banda larga para fazer uso do serviço.
- Privada: nesse outro caso, as redes IPs utilizadas são corporativas de empresas, podendo ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes globais (WAN) de empresas