Voip
Há diversas formas de integrar sistemas VoIP. As descrições abaixo ilustradas são as mais tipicas.
Exemplo de Integração 1
Neste exemplo, a empresa tem várias extensões instaladas, todas elas constituidas por telefones VoIP ou por software instalado nos PCs (Softphones) que emulem um vulgar telefone VoIP. Na empresa existe um servidor ou appliance VoIP ( Voice Office, por exemplo ).
Todas as chamadas estabelecidas para o exterior são feitas via internet, utilizando os serviços contratados de uma ou várias operadora VoIP, ou provider VoIP, aplicando as regras de LCR - Least Call Routing - que permitem escolher a melhor rota ou operadora VoIP cujo custo para esta chamada é o mais reduzido.
No sentido inverso, as chamadas são recebidas via uma ou várias linhas RDIS, de 2 ou mais canais.
Exemplo de Integração 2
Esta integração é a chamada integração hibrida, isto porque existe uma appliance VoIP ( Voice Office, por exemplo ) e uma central telefónica RDIS. Existem vários tipos de extensões : extensões ligadas à central telefónica, como por exemplo telefones RDIS, extensões analógicas (FAXs ou telefones analógicos) e extensões IP (telefones VoIP ou softphones instalados em PC).
A recepção de chamadas vindas do exterior é feita via uma linha RDIS que entrega a chamada à central telefónica RDIS. Esta, por sua vez, foi programada para encaminhar as chamadas para extensões RDIS directamente ligadas à central ou para a appliance VoIP, que por sua vez entrega a chamada para uma das extensões VoIP ou softphone.
Caso se trate de um FAX, a central telefónica entrega a uma extensão analógica de FAX.
Neste exemplo, estabelecer uma chamada para o exterior é feito de 2 formas: * feita a chamada a partir de uma extensão VoIP, a appliance escolhe a melhor rota a empregar (LCR - Least Call Routing), e estabelece o telefonema via Internet * feita a chamada a partir de uma extensão RDIS ou analógica, a central telefónica entrega