Didática
A palavra Didática que significa a arte de ensinar, instituída por Comenius (Jan Amos Komensky), é hoje a disciplinas da pedagogia que estuda o procedimento de educação através de seus elementos nas substâncias da escola.
O objetivo da disciplina é estabelecer guias e orientações profissionais aos docentes, de modo a constituir conteúdos de aprendizagem de avaliações e um novo método de ensinar.
No período entre os anos de 1920 e 1950 a didática exercitada era a da Escola Nova, que procurava ultrapassar resultados da escola tradicional. Esse reparo educacional veio como forma de mudar os pensamentos das crianças através da mudança no método de ensino e compreender que as elas adquirem o aprendizado adequado a cada fase de seu desenvolvimento.
Após 1990 e até a atualidade a didática passou a ser um instrumento de importante colaboração para professores, onde houve uma reforma na educação que promoveu uma revolução nos procedimentos de ensino e aprendizado.
Os elementos da didática são professor, aluno, a disciplina, o contexto e a metodologia de ensino.
Apesar das mudanças hoje com levantamento de pesquisa entre professores vemos a insatisfação deles, pois a didática teórica já chega para eles definida e elaborada e na didática pratica eles se deparam com uma realidade diferente da lhe passada para trabalhar na teoria.
A didática teórica é aquela elaborada fora da sala de aula, vem praticamente definida, independente da realidade dos alunos cabendo o professor elaborar seus objetivos encima dos conteúdos que foi lhes passado.
A didática pratica é aquela vivencia pelo professor na sala de aula, e seu desenvolvimento vem a partir da didática teórica, o professor deve trabalhar com o que foi desenvolvido na parte