Condicionamento ou motivação?
Nome: Carlos Henrique de Paula – 708276 (2AA)
Psicologia Aplicada
Resenha “Condicionamento e Motivação”
As atitudes transformam-se ao longo da vida e a discrepância entre elas e os comportamentos podem provocar vários níveis de tensão psicológica, a cultura também influencia fortemente sendo que para o administrador interessasse o comportamento de padrão e obediência, a qualidade do seu trabalho juntamente com a produtividade (produzir mais entretanto com qualidade na função exercida).
O comportamento do individuo se influencia de um modo geral, da situação que o mesmo esta, um exemplo, o individuo esta em uma avenida totalmente movimentada e dentre alguns minutos passa por um local que esta totalmente sem movimentação de pessoas e locais fechados, ou seja, o individuo já muda o seu comportamento e se por acaso alguém (conhecido) encosta no mesmo, o individuo já tem a percepção de um assalto ou algo do gênero e a sua ação (comportamento) já se diferencia. O comportamento se depende da situação (local) que o individuo se encontra.
A motivação pode ser por vários fatores, tais que estimulem o individuo esse estimulo pode ser, por exemplo, um ajuste salarial “no mês vigente a seu crescimento professional ou meta atingida”, a efetivação em um cargo desejado, demais premiações e reconhecimentos pelo método alcançado, ou apenas que seu chefe estimule o individuo com elogios sendo assim o mesmo acaba adquirindo (absorvendo) a postura elogiada para demais situações.
Segundo Herzberg o que influencia no comportamento motivacional de um individuo é entre os itens acima, mas, também os benefícios que a empresa lhe oferecem, a atenção, preocupação.
O fato da motivação de justiça onde o individuo verifica o seu esforço para haver a sua recompensa, um exemplo claro são os casos dos professores, o mesmo reclama pelo salario fornecido pois afirmam que fazer mais do que são recompensados pelos serviços