Condicionamento ou motivação
Os administradores buscam resultados por meio de pessoas, com este interesse se estuda várias formas de influenciá-las para melhoria dentro da empresa.
A forma que o indivíduo age dentro da empresa pode ser por parte positiva ou negativa, onde tudo é analisado por comportamentos, percepção ao ambiente de trabalho, ou seja, fatores ligados a sociedade ao meio e ao indivíduo que age de acordo com seu comportamento. O indivíduo obsevado por gerentes, supervisores, ou colegas de trabalho altera seus comportamentos na tarefa.
Qualquer descrição incorpora elementos de interpretação colocados pelo observador. Personalidade definem traços emocionais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, ou seja, esta relacionado a condição dos comportamentos da pessoa.
A manifestação de um indivíduo com o grupo possibilita uma imagem mental do comportamento dessa pessoa em cada tipo de circunstância, as pessoas vivem modificando sua características, ajustando no estimulo recebido.
Cada profissional leva a organização um conjunto de elementos de sua vida anterior ao quais podem estar ligado a cultura, normas e fatores ambientais.
O estudo para ver eficiência no condicionamento respondente, o indivíduo deve aprender a descriminar o estimulo a resposta esperada apenas mediante sua apresentação.
Condicionamento operante, o indivíduo realiza uma ação e recebe uma resposta, ou seja, ele passa a repetir o comportamento merecedor do estmulo. Desta forma o indivíduo ajusta-se aos requisitos de tarefas dentro de uma organização, ele continuara com tal comportamento enquanto possuir expectativa favorável sobre o resultado de ação. Segundo Skinner, o meio ambiente modela o repertorio do indivíduo, aumenta a eficiência do comportamento. Assim, estímulos semelhantes podem levar a uma única resposta.
Condicionamento operante por esforço positivo, como regra geral de acordo com Lundin, o condicionamento tem maior eficiência quando a quantidade de