Condicionamento clássico
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
O condicionamento clássico criado por Ivan Pavlov tem como base a reação inata, ou seja, o sujeito sofrerá um condicionamento quando estimulado. Exemplo: Pavlov condicionou seu cachorro a salivar sempre que tocasse algum tipo de campanhinha ou ascendesse algum tipo de lâmpada, pois esse condicionamento já possui uma resposta estabelecida através do estimulo anterior.
O condicionamento instrumental influi nas questões de um comportamento perante o objetivo.
Temos algumas diferenças entre o condicionamento clássico e o condicionamento instrumental. A) Classe de resposta: no condicionamento clássico a resposta será a mesma, seja ela para a resposta condicionada, ou não. Diferentemente ocorre no condicionamento instrumental, onde o resultado final, ou seja, a resposta incondicionada será diferente da resposta condicionada. B) Relações contingentes entre estímulos condicionados e incondicionados: no condicionamento clássico o reforço esta sob o poder do experimentador, enquanto no condicionamento instrumental o reforço encontra-se no próprio organismo que desenvolve o comportamento.
Quando fala-se em princípios do condicionamento, tanto pode ser para o clássico quanto para o instrumental, pois ambos são bastante semelhantes neste quesito. E são abordados alguns pontos importantes como: 1. Principio da generalização – quando é utilizada uma experiência com algum animal, e este seja levado a um tipo de condicionamento, temos como exemplo o cão de Pavlov, esse animal ao perceber o tocar da campainha, vai associá-lo ao alimento, mas será que qualquer campainha que tocar ele vai pensar na comida e salivar? Esse é o principio da generalização. “...; Continuidade entre o condicionamento e outras formas de comportamento: a semelhança de estímulos, a complexidade do padrão de estímulos e a freqüência da prática influem no grau de generalização, indicando a continuidade entre o condicionamento no grau de