O Condicionamento Clássico
Um cão (ou outro animal) que tenhamos em casa, quando ouve o som de panelas, ou vê a pessoa que costuma trazer o alimento já se prepara para recebê-lo mesmo antes de ver o alimento. Como isso poderia ser medido? Através da saliva do cão. Para que o procedimento fosse rigoroso ele fez uma pequena cirurgia no cão introduzindo um tipo nas glândulas salivares para que a medição fosse precisa. Assim inicialmente era apresentando um alimento ao cão, ele salivava. Depois era apresentado um som, o som de um metrônomo, a resposta ao som era aleatória. Em seguida era apresentado o som seguido do alimento, depois de muitos ensaios ao ser apresentado o som o animal já salivava, o que não fazia antes.
À apresentação do alimento é dado o nome de Estímulo Incondicionado (EI), o som, Estímulo Neutro (EN) e ao som seguido de alimento Estímulo Condicionado (EC), por que se condicionou o cão a reagia daquela maneira. Com relação às respostas, a salivação diante do alimento, Reflexo Incondicionado (RI), a salivação diante do som, Reflexo Condicionado (RC), o reflexo condicionado é a característica aprendida pelo animal.
Este processo é chamado de aquisição, também foi estudado por Pavlov e outros, o processo de extinção dessa característica adquirida, e o processo de recuperação instantânea, que seria a recuperação do reflexo depois de um tempo de descanso, que se mostrou eficaz com 70% de recuperação. Esse procedimento também foi realizado com relação ao medo, dando choque, borrifadas de água, etc.
É também importante notar que a RI e a RC não são idênticas, medidas de experiências mais recentes e mais precisas mostraram que existe uma pequena diferença e a RC, no caso da salivação, é