condensação
Os sistemas de condensação são explorados nas refinarias em destilação e usados na transformação de energia em turbinas termoelétricas e na produção de frio criogenia .
Esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo, condensaram.
A condensação pode servir, também, para separação de substâncias. Exemplo: a água salgada pode ser transformada em água potável fazendo com que a água evapore e se condense através de um cano de cobre e se deposite em um recipiente, enquanto o sal fica no outro recipiente durante o processo de ebulição da água.
É notável a condensação da água, como por exemplo, em banhos quentes, a água fica em estado gasoso e ao entrar em contato com superfícies frias, como no espelho ou no azulejo, volta ao seu estado líquido. Este é o motivo de o espelho se embaçar. Outro exemplo, é que em dias de chuva, a temperatura do interior do carro é superior ao do exterior, quando o vapor d'água dentro do carro entra em contato com o vidro frio ele volta ao estado líquido e embaça o vidro. A solução é usar o ar frio para que ocorra a aceleração da condensação e o vidro