Um Verdadeiro Discípulo de Cristo
Eu tenho uma prima, Dicla, muito amada de toda família, que hoje, de manhã, nos acordou com três perguntas maravilhosas, que me inspiraram a escrever (pelo o WhatsApp da família). Embora muitos já notaram, não gosto de internet, muito menos de facebook, porém me propus responder, para que nos sirva de edificação. As perguntas são:
Qual as características de um discípulo de Cristo?
Você tem sido um verdadeiro discípulo de Cristo aqui nesse mundo?
Qual o seu verdadeiro propósito aqui na terra?
Eu gostaria de começar a responder às indagações, pela última delas. Quando Jesus mandou evangelizar, de fato, não mandou encher igrejas ou criar grandes aglomerados humanos, mas sim fazer discípulos; muito embora o primeiro seja o resultado natural do segundo. A razão pela qual devemos falar de Jesus é a formação de discípulos. Isso é o que devemos ser; não meramente “crentes” e sim discípulos; não meramente membros de uma igreja mas discípulos; não meramente filhos ou netos de servos de Deus, e sim discípulos; não somente pastores, missionários, obreiros em geral, mas Deus nos chamou para sermos discípulos. Parece uma afirmação antagônica, porém é possível sim, ser um ministro e não ser um discípulo! Orar e profetizar, pregar bonito, e ostentar uma vida cristã aparentemente saudável e não ser discípulo. Agora respondendo à primeira pergunta; existem várias características do verdadeiro discípulo de Cristo, vejamos apenas duas delas:
1. “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. ”
1 Jn. 2.6 – O verdadeiro discípulo vive como o seu mestre. “Andar” dentro desse contexto significa, claramente, “viver como”. Isso inclui princípios, valores e atitudes simples como comprar e pagar, não usar de palavras chulas, sermos mansos quando somos provocados; perdoar, ser humildes, até mesmo, atitudes como não estar entre os ímpios, a não ser se o objetivo é ser luz, pregando a palavra tal como o