Sermão
10.24-39INTRODUÇÃO:
1.
Todo cristão verdadeiro, é um discípulo de Cristo.
A palavra "discípulo” é usada como sinônimo de crente, de cristã
o. (At. 6.2 e 11.26)
Qualquer distinção que se estabeleça entre estas duas palavras é puramente artificial.2. Quando Jesus chamou seus discípulos, os instruir claramente sobre o custo de segui-lo. Pessoas de coraçãodividido, dúbio, que não estavam dispostas a comprometer-se com Ele, não o seguiam. Um dos exemplos dealguém assim está no "Moço Rico", Mt 19.16ss.
I. O DISCÍPULO DE CRISTO CONFESSÁ-O DIANTE DOS HOMENS vv. 32-33
1. A palavra "confessar", significa "afirmar", "reconhecer", "concordar".Trata-se de uma declaração de identificação, fé, confiança e responsabilidade. Significa que mesmo emcircunstâncias contrárias, jamais teremos receio de afirmar que Cristo é o Senhor e dizer de nossa fé nele, Rm1.16, "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;primeiro do judeu, e também do grego". Todo crente genuíno, confessará Cristo diante dos homens.2. Esta confissão pode ser feita de duas maneiras:
a) Com os lábios
. Rm 10.9, "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres queDeus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo".
b) Com o nosso testemunho
. Tt 1.16, "No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suasobras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra". Dependendo de nossoprocedimento no mundo, estaremos confessando, ou negando a Cristo.3. Esta confissão a Cristo é realizada diante das pessoas.Isto equivale a dizer que a confissão é o nosso trabalho de evangelização, de pregação. Outros virão a Jesusatravés de nossa confissão. Rm 10.10, "Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa arespeito da salvação.". Se o coração crê de verdade, a boca estará ansiosa para falar de Cristo. 1 Jo 1.1-2, "O