Calor latente de condensação do vapor
Revisão teórica
3.1- Defina “calor latente”.
Calor latente, também chamado de calor de transformação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor de uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e virce versa...
3.2- Faça um diagrama mostrando as fases da matéria e as possíveis mudanças. Dê 2 exemplos de sublimação.
Ex.: Naftalina, gelo seco.
3.3- Defina “curva aquecimento/resfriamento”.
Curva de aquecimento/resfriamento sãoo curvas obtidas, construindo num diagrama cartesiano, o gráfico da temperatura de um corpo em função do calor trocado por ele. Este gráfico será chamado de curva de aquecimento, se o corpo estiver recebendo energia térmica, ou curva de resfriamento, se o corpo estiver cedendo energia térmica.
3.4- O que nos diz o “Princípio das Trocas de Calor” e o “Princípio das Transformações Inversas”?
Princípio das trocas de calor: corpos mais quentes tenderão a se resfriar, enquanto corpos mais frios receberão calor e tenderão a se aquecer. Assim, a quantidade de calor total ganha por alguns corpos só podem ter origem nos corpos que cedem calor.
Princípio das transformações inversas: a quantidade de calor que um corpo recebe é igual, em módulo, à quantidade de calor que um corpo cede ao voltar, pelo mesmo processo, à situação inicial.
3.5- O que se “entende por diagrama de fase”? Dê exemplo.
Diagrama de fases são mapas que representam a relação de fases em função da temperatura, pressão e composição química. Fornecem informações necessárias para o controle das fases/microestrutura em um dado material.
3.6- Defina “Ponto crítico” e “Ponto tríplice”.
Ponto crítico: A temperatura de saturação aumenta com a pressão, mas há um limite, denominado ponto crítico, acima do qual não há transição definida entre os dois estados.
Ponto tríplice: O ponto triplo é a única condição de