Calor Latente E Sens Vel
1 – Introdução
Calor Latente
O calor latente provoca unicamente uma mudança de fase do corpo, sem alterar sua temperatura.
1º fato: Para passar da fase líquida para a fase sólida, 1g de água precisa perder 80cal. Do mesmo modo, para derreter, 1g de gelo precisa ganhar 80cal.
Note que 80cal representam a quantidade de calor que a água ganha ou perde quando se derrete ou se congela, quando está a 0°C.
2º fato: Se a água está a 100°C, cada grama precisa de 540cal para passar à fase gasosa, e cada grama de vapor precisa perder 540cal para passar à fase líquida.
Calor sensível
Quando houver variação de temperatura em um determinado corpo, o calor é denominado calor sensível. Ele é capaz de determinar o quanto de calor uma unidade de massa precisa para conseguir perder ou ganhar para diminuir ou aumentar sua temperatura sem mudar sua estrutura, ou seja, se o corpo está em estado gasoso, ele continuará gasoso, e assim por diante.
2 – Capacidade Térmica (C) e Calor Específico (c)
Capacidade Térmica (C): a capacidade térmica de um corpo representa a quantidade de calor necessária para que a temperatura do corpo varie de 1ºC, e sua unidade é cal/ºC. - é o quociente entre a quantidade de calor Q recebida ou cedida por um corpo e a correspondente variação de temperatura (delta t).
Calor Específico (c): quantidade de calor necessária para que 1g de uma substância sofra uma variação de temperatura de 1ºC. ( essa quantidade é característica de cada substância ). Ex.: Fe = 0,114 , Água = 1,000.
2 – Calor sensível e seu cálculo
Para saber a quantidade de calor sensível de um corpo, você deve aplicar a seguinte fórmula:
Q = m.c.t
Onde:
Q = quantidade de calor sensível m = massa c = calor específico t = variação da temperatura
Sobre o calor específico, cada substância tem o seu.
Ex.: calor específico da água = 1 cal / g ºC (lê-se: uma caloria por grama grau celsius)
Lembre-se do seguinte: calor sensível serve apenas para mudanças de