Concreto
Eletrólise
Objetivo
Realizar a eletrólise da água e descobrir quem é o catodo e quem é o anodo.
Base teórica
A eletrólise é um processo eletroquímico cujas leis foram estabelecidas pelo físico e químico inglês Michael Faraday, em 1833, e referidas no seu famoso tratado, Experimental Researches in Electricity. A eletrólise é um processo que recorre ao efeito da passagem de uma corrente elétrica num sistema para promover uma reação química, convertendo energia elétrica em energia química. De maneira sumária, procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos.
A eletrólise é o processo de reação oxi-redução provocada por corrente elétrica, oposta àquela que ocorre numa célula galvânica, sendo, portanto, um fenômeno físico-químico não espontâneo.
Materiais
- 1 Becker 1000 mL
- 2 Tubos de ensaio
- 2 suportes universais
- 2 Garras
- 2 Eletrodos de aço 1020
- Retificador
Reagentes
- Agua DI
- Hidróxido de potássio.
Procedimento
- Enchem-se o Becker com agua DI.
-Enchem-se os tubos de ensaio com agua DI e coloca-os dentro do Becker com água, com a abertura para baixo, do modo que não fique ar dentro dos tubos.
- Colocam-se os eletrodos dentro do Becker com a ponta dentro do tubo de ensaio. Um eletrodo em cada tubo, de um modo que eles não se toquem.
- Adicione hidróxido de Potássio dentro do Becker e dissolva-o. Essa é a nossa solução eletrólito que será responsável pela passagem dos elétrons.
- Ligue o retificador.
- Aguarde a quebra da molécula da água e a respectiva formação dos gases em cada tubo de ensaio. Um será o hidrogênio e outro Oxigênio.
Resultados
Discussão dos resultados e conclusão
Podemos dizer que no tubo de ensaio com a ponta de prova preta (negativa), ocorre mais rápido a liberação de gás,