Concreto Estrutural
5º PERÍODO – ENGENHARIA CIVIL / MATUTINO
PROFESSOR: LUCAS GUIMARÃES
CONCRETO ESTRUTURAL
Trabalho apresentado sobre concreto para obtenção de nota no 1º semestre na disciplina de tecnologia dos materiais II
IPATINGA, 15 DE MARÇO DE 2013
Sumário
# Introdução ________________________________________ 1
# Desenvolvimento ___________________________________ 2
# Fotos ____________________________________________ 3 a 5
Introdução
O concreto é um material resultante da mistura íntima e proporcionada de um aglomerante (cimento), agregados miúdos, agregados graúdos e água. É considerado o material mais importante na construção civil e possui várias aplicações além da estrutural, tais como: revestimento, pavimentos, paredes, canalizações, fundações, etc.
Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.
A água utilizada contribui para a reação química que transforma o cimento portland em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e também a facilidade de se adaptar às formas ficará prejudicada, porém se a quantidade for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A porosidade, por sua vez, tem influência na impermeabilidade e, consequentemente, na durabilidade das estruturas confeccionadas em concreto. A proporção entre a água e o cimento utilizados na mistura é chamada de fator água/cimento. As proporções entre areia e brita na mistura tem influência na facilidade de se adaptar às formas e na resistência.
Citaremos neste trabalho a aplicação do concreto na construção civil, especificamente na construção de uma escola.
1
Desenvolvimento