Relatorio Concreto Leve Estrutural
Pode-se definir o concreto como um material que consiste em uma rocha artificial obtida a partir da mistura, e posterior endurecimento, de um aglomerante (em geral Cimento Portland), água, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), podendo conter ou não aditivos químicos. Este material é largamente utilizado no setor de construção civil e com as inovações tecnológicas vem surgindo diversas variedades do material, melhorando e ampliando a utilidade do mesmo. Uma dessas variedades é o Concreto Leve Estrutural (CLE), que é caracterizado por sua baixa massa específica, que é a sua principal qualidade aliada a uma resistência a compressão considerável, a qual permite sua aplicação em peças estruturais.
2. Objetivos e Justificativas
Este trabalho tem foco na investigação da tecnologia utilizada do concreto leve, assim como na verificação do atendimento do mesmo às características conceituais. É de grande importância do estudo das características do Concreto Leve, assim como da determinação do equilíbrio resistência à compressão versus peso especifico do material, Dai a necessidade da realização do procedimento descrito.
3. Fundamentação Teórica
Segundo a ACI 213R-87, Concreto Estrutural Leve é aquele que alcança, aos 28 dias, resistência à compressão acima de 17,2 MPa e massa especifica seca ao ar abaixo de 1850 kg/m3. Não existe um consenso geral quanto a essa definição a NBR NM 35 caracteriza o material com resistência acima de 28 MPa e massa especifica abaixo de 1840 kg/m3 ou resistência acima de 17 MPa e massa especifica abaixo de 1680 kg/m3, a 28 dias.
De um modo geral, o CLE é definido como uma variedade de concreto que apresenta massa especifica inferior à do concreto convencional e uma resistência à compressão considerável, o que propicia sua aplicação em peças estruturais na construção civil. Como benefícios da utilização deste material em substituição ao convencional podem ser citados a diminuição da flecha devido ao peso próprio