Relatório sobre concreto leve
Este relatório fala sobre a aula prática do professor Josivaldo que aconteceu na data 11.04.2014, visando as características do uso do concreto leve de EPS ( isopor ) na construção civil.
1. Fundamentação Teórica
O CONCRETO LEVE de EPS (isopor) é utilizado na construção civil nas partes onde não se exige grandes esforços. Tanto em pequenas residências quanto em obras de grande porte, permite economia no custo final da obra, pelo dimensionamento estrutural adequado e facilidade no manuseio e no transporte. A densidade aparente do CONCRETO LEVE de EPS (isopor), varia conforme as necessidades das aplicações, podendo ser obtidas ensidades de 400kg/m3 a 1.600kg/m3, enquanto que a densidade do concreto convencional (com pedra britada) é da ordem de aproximadamente 2.400kg/m3.
2. Objetivos
Baixa densidade
Isolante térmico
Isolante acústico
Ótima resistência
Economia no fim da obra
3. Material
150kg de Cimento CP II-F-32
Resina acrílica
15 latas de isopor
Areia
Água
4. Metodologia
Na preparação e mistura do concreto leve de EPS ( isopor ), foi adicionado primeiramente a areia na betoneira e em seguida parte da água que foi utilizada, seguindo de 3 sacos de cimento CP II-F-32 com cada um 50 kg e alguns ml de resina acrílica para a retenção do isopor na betoneira, fazendo com que ele não suba em quanto a betoneira estiver rodando, finalizando com o restante da água e concluindo a preparação do concreto leve.
5. Conclusão
O concreto leve foi utilizado na laje numa medida de 6 cm com 2 cm de cimentado por cima, pois além de ser ótimo isolante térmico e acústico, ele possui baixa densidade, assim diminuindo sua carga e não sobrecarregando a laje.
Maceió, Abril de 2014