concreto de alto desempenho (cad)
Esse trabalho tem como objetivo, apresentar de forma simplória e direta as características do concreto de auto desempenho, concretos de ultra auto desempenho, concreto com fibras e concreto projetado, o concreto pode ser muito melhorado, a partir de testes, estudos aprofundados, e pesquisas bibliográficas adequadas, com a junção destes empenhos podemos então direcionar para a aplicação do concreto, e ter um que mais se adapte ao então uso.
Concreto de alto desempenho
Inicialmente, vamos trabalhar com a definição de alto desempenho. Como já sugere a palavra, o concreto de alto desempenho é aquele capaz de atender com eficácia algum requisito, não sendo necessariamente, alta resistência, como muito se confunde
. A ideia de alto desempenho pode exigir de outras características como trabalhabilidade, acabamento e durabilidade por exemplo. Por esse motivo, não se pode obter um concreto de alto desempenho aplicando apenas os materiais e técnicas comuns na produção de um concreto convencional. Desde adições minerais como seleção aprofundada dos agregados, até técnicas inovadoras de lançamento e cura devem ser seguidas para obtenção de um CAD. Segundo o ACI, concreto de alto desempenho é ”um concreto que atenda uma combinação especial entre desempenho e requisitos de uniformidade que não pode ser atingida rotineiramente com o uso de componentes convencionais e práticas normais de mistura, lançamento e cura”.
Alguns dos princípios básicos para que se obtenha um CAD, são:
- Redução da relação água/aglomerante e consumo de água por m³ de concreto, que só é possível com uso de aditivos plasti e superplastificantes, para que o concreto ainda tenha trabalhabilidade, mesmo com menos água.
- Seleção especial de agregados que permitam maior compacidade, como agregados graúdos de menor dimensão máxima e os miúdos com adequada composição granulométrica.
- Adições minerais para reforço das