Cad - concreto de alto desempenho
O Concreto de Alto Desempenho – CAD, é um concreto com avançada tecnologia, cujos constantes estudos e experiências têm possibilitado significativas evoluções na qualidade do produto nos últimos anos, busca atender esta demanda da construção civil, criando estruturas com vida útil mais extensa e área livres maiores.
Na primeira norma brasileira de concreto, o “Regulamento para as Construções em Concreto Armado da Associação Brasileira de Concreto-ABC, de 1931”, constava que a resistência máxima à compressão estava limitada a uma resistência à compressão média de 26 MPa (HELENE, 1997a).
A redação atual da “ABNT (NBR 6118, 2003) Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado”, ainda não contempla concretos com resistência à compressão de projeto acima de 50 MPa.
Podemos observar que na NBR 8953:1992, os concretos são classificados em dois grupos conforme a tabela abaixo:
A classificação proposta por AMARAL FILHO (1997) tem certa coerência com a tendência norueguesa, sempre respeitável por ser o centro mais avançado do mundo em concretos de alto desempenho.
O Concreto de Alto Desempenho diferencia-se do concreto convencional por apresentar reduzido valor de relação água/aglomerante e pouca ou nenhuma permeabilidade. Esta redução na quantidade de água/cimento (a/c) aumenta a resistência do concreto, mas também reduz a trabalhabilidade, por isso são produzidos com aditivos superplastificantes. Já a adição de sílica ativa preenche os vazios da zona de transição do aglomerante/agregado, proporcionando uma estrutura mais compacta.
A baixa permeabilidade é a propriedade mais desejada para a longa durabilidade de estruturas expostas a ambientes agressivos (Metha e Monteiro); sendo de significativa importância para estruturas expostas a condições ambientais severas, que estas estejam isentas de fissuras e permaneçam assim por um longo período (AÏTCIN).
Segundo Aïtcin o CAD é visto como um tipo de concreto emergente, e suas aplicações