teoria de administração
A revolução industrial
Desde os tempos em que as pessoas começaram a melhorar seus métodos de arar o solo, de fazer armas e de tecer, aconteceram avanços na tecnologia ou na arte de fazer e de usar ferramentas e equipamentos. A tecnologia tem evoluído e avançado por milhares de anos, mas surgiu uma “revolução” na Inglaterra, no final do século XVlll ,que marcou o inicio de um avanço tecnológico como nunca visto antes. A essência dessa revolução foi à substituição do trabalho humano por maquinas, o que gerou mudanças marcantes na vida diária.
No centro dessa revolução estava uma nova fonte de energia: o motor a vapor. Embora não tenha inventado o motor a vapor, precisa-se do crédito a James watt (1736-1819) por tê-lo aperfeiçoado para o uso prático indústrias.
Essa energia reduziu custos de produção, diminuiu preço expandiu mercados.·.
Um espirito de inovação levou invenções, que, por sua vez, levaram á fábricas, e estas levaram a uma necessidade por administração e por organização. O mercado em expansão clamava por mais trabalhadores, mais máquinas e uma maior escala de produção de formaconstante. foi necessário capital para financiar esses empreendimentos maiores, e aqueles que podiam comandar o capital começaram a reunir trabalhadores e maquinas sob uma autoridade em comum. A mão-de-obra foi dividida, e cada pessoa se especializava algumatarefa; peças de produtos precisaram se tornar intercambiáveis para que a divisão da mão-de-obra levasse a um resultadocomum. Eram necessários administradores para planejar o que era para ser feito, para designar tarefas e responsabilidades, para liderar e coordenar os esforços humanos e para garantir que o trabalho estava sendo feito da forma correta.
Os primeiros administradores também tinham problemas urgentes com a força de trabalho. O analfabetismo era comum, e as habilidades básicas de ensino estavam em falta; desenhos, folhas de instruções e os procedimentos para a operação das máquinas