Concreto Ciclópico
Elas devem ser originárias de rochas que tenham o mesmo padrão de qualidade das britas utilizadas na confecção do concreto, devem ser limpas e isentas de incrustações nocivas à aplicação. O controle tecnológico do concreto é o mesmo para os concretos convencionais e as proporções entre concreto e pedras de mão, devem obedecer às determinações do Engenheiro responsável pela obra ou do órgão contratante. Sua aplicação é justificada em peças de grandes dimensões e com maquinário específico, pois em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento, transporte interno, aplicação e controle das dosagens.
Concreto ciclópico
Sobre Concreto22 de setembro de 2009
Antiga técnica de construção conhecida pelos gregos ainda é utilizada, sobretudo em fundações, muros de arrimo e barragens
Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé
Usina Hidrelétrica Salto Forqueta
O termo “ciclópico” teve origem na Grécia antiga, onde foram erguidos fortes com blocos de pedra gigantes – colocados uns sobre os outros, sem argamassa. O emprego de grandes rochas reduzia o número de juntas e, consequentemente, os pontos fracos da alvenaria. Os gregos acreditavam que somente criaturas místicas conhecidas como ciclópicos, seres gigantes de um olho só, poderiam ser fortes o suficiente para manipular grandes blocos.
Atualmente, esta técnica ainda é utilizada, porém o tamanho das rochas foi reduzido e o concreto