concreto ciclópico
O termo ciclópico teve origem na Grécia antiga, onde foram erguidos fortes com blocos de pedra gigantes – colocados uns sobre os outros, sem argamassa. Os gregos acreditavam que somente criaturas místicas conhecidas como ciclópicos, seres gigantes de um olho só, poderiam ser fortes o suficiente para manipular grandes blocos.
Conceito
Basicamente, trata-se de um concreto convencional com a adição de pedra de mão, também conhecida como matacão ou pedra marroada. Esta é uma rocha bruta de granulometria variada com grande dimensão (geralmente acima de 10 cm) obtida na primeira britagem. Atualmente, esta técnica ainda é utilizada, porém o tamanho das rochas foi reduzido e o concreto adicionado na composição. O emprego de grandes rochas reduz o número de juntas e, consequentemente, os pontos fracos da alvenaria.
Aplicação
O concreto ciclópico tem diversas aplicações, sendo normalmente usado em fundações, muros de arrimo, barragens e outras estruturas. Os muros deste concreto são em geral economicamente viáveis apenas quando a altura não é superior a cerca de 4 metros, a resistência à compressão do concreto, a proporção entre concreto/pedra de mão e o recobrimento da rocha devem atender às especificações determinadas pelo engenheiro responsável da obra ou pelo órgão contratante.
Execução
O método construtivo e o controle tecnológico são similares ao processo convencional, porém não é usual o emprego da armadura na estrutura. Após a montagem da fôrma, o concreto é lançado em camadas de 50 centímetros e então vibrado. A pedra limpa e saturada de água é incorporada à massa manualmente e posicionada a uma distância aproximada de 15 centímetros entre elas.
Drenagem
Quando aplicada esta técnica na construção de muros de arrimo, o concreto elimina a capacidade de drenagem. Portanto, é necessário implantar um sistema de drenagem no tardoz (lado em contato com o solo) para aliviar a pressão na estrutura.
Os furos de drenagem devem ser posicionados de modo a