Concreto 1
Exercícios sobre dimensionamento de armaduras longitudinais em vigas e lajes sujeitas à flexão simples
1) Seja uma viga biapoiada, com 4 m de vão (teórico), de concreto armado. Sua seção transversal é retangular, de 20 cm de largura por 40 cm de altura. A armadura longitudinal positiva é constituída por duas barras de aço CA50 de diâmetro 12.5. Os estribos são de bitola 8. O cobrimento da armadura é de 2 cm. O concreto tem resistência característica igual a 25 MPa. O peso específico do concreto armado foi considerado igual a 2,5 tf/m3. Para a profundidade da região comprimida na seção transversal, adota-se como limite o valor correspondente à metade da altura útil. Pede-se o valor característico máximo da carga distribuída acidental que pode ser aplicada ao longo do comprimento da viga.
2) Seja uma viga biapoiada, com o esquema de carregamento da figura abaixo:
A seção transversal é de 15 x 25 (largura x altura) em cm. A armadura longitudinal positiva é constituída por n barras de aço CA50 de diâmetro 10. Os estribos são de bitola 5. O cobrimento da armadura é de 2 cm. O concreto tem resistência característica igual a 30 MPa. O peso específico do concreto armado é igual a 25 kN/m3. Para a profundidade da região comprimida na seção transversal, adota-se como limite o valor correspondente à metade da altura útil.
Pede-se o valor característico máximo da carga concentrada acidental que pode ser aplicada nos pontos indicados na figura, considerando-se n (número de barras longitudinais) respectivamente igual a 2, 3, 4 e 5.
Resposta:
N (quantidade de barras) x (profundidade da LN, cm)
Fk (Força concentrada, kN)
2
3,2
10,2
3
4,8
15,1
4
6,4
19,6
5
8,0
23,9