concreto 1
CONCRETO 1
Manaus- 2013
Centro Universitário Nilton Lins
Manaus- 2013
SUMARIO
Introdução 3
Composição do Concreto Simples 4
Concreto Armado 8
Concreto Protendido 10
Concreto de Alto Desempenho 13
Fissuração no Concreto Armado 16
Histórico do Concreto Armado 26
Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado 27
Principais Normas Brasileiras para Concreto Armado 28
Perguntas 31
INTRODUÇÃO
O concreto é atualmente o material mais usado na construção de estruturas de edificações e grandes obras viárias como pontes, viadutos, passarelas, etc. Seu emprego é conhecido em todo o mundo.
Seu uso é difundido pela facilidade de execução e adaptação as mais diferentes formas. No entanto a garantia de qualidade e segurança exige uma série de cuidados desde a fase de projeto até a execução.
Um bom conhecimento das propriedades do material, dos fundamentos de projeto, das normas nacionais e internacionais e da tecnologia de execução é necessário e indispensável para se obter estruturas de concreto seguras e duráveis.
O concreto usado como material estrutural é chamado de concreto estrutural e pode ser o concreto simples, sem armadura, como no exemplo de barragens de gravidade. Pode ser o concreto armado quando a armadura não é pré-tracionada ou protendida e pode ser o concreto protendido quando a armadura é ativa ou protendida.
Quanto ao modo como é executado pode ser moldado na obra, denominado como concreto armado convencional, ou pode ser pré-moldado ou pré-fabricado quando é moldado em fábricas ou mesmo na própria obra fora do seu local definitivo.
COMPOSIÇÃO DO CONCRETO SIMPLES
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa,