liderança
segue em anexo a introdução de liderança.
O assunto referente à liderança é palco de discussões há muito
tempo entre estudantes, teóricos, homens e mulheres do dia-a-dia, pessoas das mais variadas nações, línguas, posições sociais e empresariais, do chão da fábrica à presidência. Liderança é, simplificada e bem definida, o processo de conduzir e cativar pessoas.
Um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para que assim possa ter condições de fazer um processo de liderança com sucesso, esse processo não se trata apenas de técnica a ser aprendida, mas sim uma atitude para ser vivenciada, pode-se dizer que para se tornar um verdadeiro líder, o indivíduo não adianta mudar apenas maneira de agir, é preciso mudar a maneira de pensar.
Entretanto, é notável que há entre os liderados a necessidade de líderes transformacionais, que incentivem, principalmente, seu desenvolvimento profissional, crescimento e realização no trabalho.
O prazer de exercer sua função vem com um elogio, uma promoção, uma homenagem, coisas que fazem o ser humano se sentir bem consigo mesmo e com seu trabalho.
Acredita-se que o líder tem de ter aquela "chama que não se apaga" que faz com que os outros o queiram seguir. Há aqueles que dizem que é um carisma. Outros um dom. Seja qual for o sinônimo de líder, ele é aquele que faz com que as coisas aconteçam.
Ser líder é estar à frente, é a pessoa que mostra, guia e auxilia no caminho a ser seguido, é comandar outras pessoas, é motivar e influenciar, é a habilidade de gerenciar - através da ajuda dos seus subordinados - a missão ou tarefa a ser cumprida, visando alcançar sempre o nível máximo de sucesso e quanto mais o líder for capaz de exercer a habilidade de cativar, motivar, e acima de tudo, liderar sua equipe, mais e melhor serão os resultados a serem alcançados. O líder precisa ter em mente que é preciso estar em constante atualização, pois o mundo muda, as pessoas mudam