Concorrência Monopolística
Definição: uma estrutura de mercado em que muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.
Neste capitulo é feita uma análise de mercados que tem algumas características de competição e algumas características de monopólio – essa estrutura de mercado é chamada de competição monopolística. A competição monopolística descreve mercados que tem os seguintes atributos:
1. Muitos vendedores: há muitas empresas concorrendo pelo mesmo grupo de clientes.
2. Diferenciação dos produtos: cada empresa produz um produto pelo menos um pouco diferente dos produtos das demais empresas. Assim, em vez de ser tomadora de preços, cada empresa se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente.
3. Livre Entrada: as empresas podem entrar no mercado e sair dela sem restrições. Assim, o número de empresas do mercado se ajusta até que o lucro econômico chegue a zero.
Exemplos de mercado que se encaixam nessa descrição: livros, CDs, filmes, jogos para computador, restaurantes e assim por diante.
Oligopólio x Competição Monopolística
O oligopólio se diferencia do ideal de competição perfeita do Capítulo 14 porque há somente alguns vendedores no mercado. O pequeno número de vendedores diminui a probabilidade de uma competição rigorosa e torna vital a interação estratégica entre os vendedores. Já quanto a competição monopolística, há muitos vendedores, cada qual pequeno em relação ao tamanho do mercado. Um mercado de competição monopolística difere do perfeitamente competitivo porque cada um dos vendedores oferece um produto de algum modo diferenciado.
Tópico 2 – Competição com produtos diferenciados
Para entendermos os mercados de competição monopolística, precisamos antes considerar as decisões com que se depara uma empresa individual. Nós então examinamos o que acontece no longo prazo à medida em que as empresas entram e saem do setor.
A empresa monopolisticamente competitiva no curto