concorrência monopolística
Números de empresas: 365 mil Barreiras de entrada: Não
Setor: Varejista
Muitos Vendedores
O mercado de vestuário tem características típicas da concorrência monopolística. Em cada grande cidade é possível notar dezenas de lojas do setor. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2011, totalizam-se mais de 365 mil empresas no território brasileiro. No Estado de São Paulo os números também surpreendem, segundo o Sebrae-SP o segmento reúne na capital paulista 92.357 empresas (99,6 são micro e pequenas).
Uma estimativa divulgada em março deste ano pelo Ibope apontou que as despesas dos brasileiros com vestuários devem atingir R$ 129 bilhões. As maiores fatias estão nas mãos da classe B e C, cada uma com 40% do potencial de compra.
Produtos diferenciados
Na concorrência monopolística as fontes de diferenciação dos produtos podem se dá por: (1) características físicas do produto; (2) Localização das empresas; (3) diferenças induzidas pela publicidade; (4) reputação do produto (marca); (5) forma de apresentação do produto (embalagem).
A fim de uma maior copreensão das questões de diferenciação dos produtos pelos critérios citados acima, vamos tomar como exemplo a Zara do Brasil LTDA.
A empresa espanhola Inditex – mas conhecida por sua marca principal Zara é um exemplo de diferenciação por localização, todo seu investimento em marketing é voltado para o ponto de venda. Localizada apenas nos shoppings frequentados pelas classes A, B e C.
Em um mercado tão competitivo o êxito passa invariavelmente pela vitrine dessas lojas, a capacidade de mostrar o seu produto é fator estratégico, que precisa ser organizado a fim de gerar o impulso de compra.
Referências bibliográficas
Introdução à economia “N.Gregory Mankiw.
Zara: uma aula espanhola de vitrines para inglês ver.
Disponível em: http://www.comunidademoda.com.br/?s=vitrines acesso em: 26 de agosto. 2014