concorrencia monopolistica
O presente trabalho apresenta-se na forma de um ensaio, na qual sao defendidas algumas posicoes relativas aos mercados de concorrencia monopolistica. Trata-se de sistematizacao provisoria de alguns pontos de vista que pretendemos a desenvolver de forma mais consistente, no abito de um trabalho escrito.
Esta introducao explica o ar ligeiro do testo e sua sumaria sinalizacao bibliografica. Trata-se apenas de desenhar o objecto de um orgumento a respeito de um tipo dfe mercado. Seu objectivo e de levar a tona alguns conceito, caracteristicas, origem e alguns paradigmas dos mercados de concorrencia monopolistica e a sua comparacao global com outros modelos.
Monopólio (palavra cuja origem é grega e significa: monos – um; polein – vender) é a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito sector. Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado. Isto permite ao monopolista o controle de preços.
CONCORRENCIA MONOPOLISTICA
Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características: Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda; Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem