CONCORRENCIA MONOPOLISTICA

397 palavras 2 páginas
CONCORRENCIA MONOPOLISTICA O modelo de concorrência monopolística foi desenvolvido por Edward Chamberlin nos anos 30, baseado na observação de indústrias compostas por muitas empresas de pequena dimensão, que produzem produtos diferenciados. Este modelo combina a concorrência com a diferenciação de produtos, Em economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passiveis de concorrência, Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.

MODELO DE EMPRESA MONOPOLISTICA O mercado dos restaurantes tem características típicas da concorrência monopolísticas. Em cada grande cidade existe centenas de restaurantes com grandes variedades de comidas, preços ou serviços. A entrada e saída no mercado são fáceis e a publicidade reforça a diferenciação.

FONTES DE DIFERENCIAÇÃO DOS PRODUTOS
1 - Característica física do produto
2 - Localizações das empresas
3 - Diferenças induzidas pelas publicidades
4 - Reputações do produto
5 - Formas de apresentação do produto

CONCORRENCIA OLIGOPOLIO Na economia, Oligopólio (do grego oligos, poucos +- polens, vender) é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Definindo – se corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço. As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e

Relacionados