Leitura Complementar
1- Considerando o que foi visto no tópico “Informação, conhecimento e sabedoria”, atenda às questões.
a) Qual é a informação focada por Calligaris nesse artigo?
Resposta:Ainformação focada por Calligaris refere-se ao assassinato de uma menina Isabela, cujo os principais suspeitos eram o própria pai e a madrasta.
b) Baseado no conhecimento psicanalítico enaexperiência analítica em seu consultório, como o autor interpreta a informação?
Resposta: O autor acha que os indivíduos da turba estão errado pois deixam todos mais horrorizados ainda, mas, ele acha queascrianças não tem legitima defesa e por isso são vitimas dos adultos.
c) O autor fornece pistas para a reflexão sobre a vida (a sabedoria) e, por tanto, para o filosofar. Por exemplo, leva-nosaindagar “o que é justiça?”. Na mesma linha, identifique outros questionamentos por ele sugeridos.
Resposta:
Atividades – Revendo o capítulo 1
1- Gramsci afirma que “não se pode pensar emnenhumhomem que não seja também filósofo”. Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos?
Resposta: As questões filosóficas fazem parte do nosso cotidiano, é oatode perguntar, expor opiniões e contrapor argumentos, isso faz de nós filósofos.
2- Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele “sabe” e, ao mesmotempo,“não sabe” o que é filosofia.
Resposta: Ele quis dizer que a filosofia, assim como tudo, está em constante mudança ao longo do tempo e do espaço humano. O que hoje pensamos saber, pode nãofazer maissentido daqui a cem anos.
3- De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui à filosofiaquandoconsideramos uma reflexão radical.
Resposta:
4- A partir sobre o que você estudou sobre Sócrates, responda:
a) O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ele se